Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica está fundamentada na Aprendizagem Ativa, para a Educação Infantil, compreendendo a criança como alguém que experimenta o mundo, está cheia de curiosidade, é ativa e competente. Dando continuidade, no Ensino Fundamental e Médio, o trabalho desenvolvido apoia-se em pressupostos sociointeracionistas, concepção que entende o aprendizado como o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade. O processo ensino-aprendizado compreende o indivíduo que ensina, o indivíduo que aprende e a relação entre essas pessoas.

Utilizamos o material didático do Sistema Anglo de Ensino, nos três níveis de ensino, que parte do pressuposto de que a aprendizagem se dá por meio da interação aluno-aluno, aluno-professor, aluno-material didático e aluno-espaço em que vive. Sendo o aluno construtor do seu conhecimento, o professor tem papel fundamental nesse processo, pois atuará como mediador entre o conhecimento e os alunos, desenvolvendo conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em todos os componentes curriculares.

Ensinar, hoje, tornou-se um desafio, diante do volume de conhecimentos produzidos pela humanidade. Nesse contexto, o material do Sistema Anglo de Ensino utiliza o ensino das diferentes disciplinas para o desenvolvimento de algumas ferramentas, habilidades e procedimentos que permitirão ao aluno continuar seu aprendizado de forma crítica e independentemente da presença do professor ou da estrutura formal da escola.

Nossa proposta pedagógica não só inclui o cotidiano, mas aproveita assuntos do dia a dia que permitam a exploração dos temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esses temas têm como objetivo o desenvolvimento de valores e atitudes frente à vida, à escola e ao conhecimento – cidadania e ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo.