<>

Aqui construímos JUNTOS o Futuro

O Colégio da Lagoa nasceu há 24 anos no coração da Lagoa da Conceição, esse bairro pitoresco que reúne pessoas de Norte a Sul do Brasil. Nossa escola nasceu para ser parte da vida das tantas famílias que, em busca de qualidade de vida e proximidade com a natureza, escolhiam a Lagoa para viver, mas esbarravam em um problema: não havia no bairro uma escola particular moderna e bem estruturada para receber seus filhos.

Da percepção dessa necessidade foi fundado, em 1998, pelo nosso saudoso Diretor e Professor Jorge Coelho, o Colégio da Lagoa. Nossa escola nasceu com a missão de proporcionar às famílias moradoras do bairro acesso ao ensino de qualidade, sem o custo e o tempo gastos com deslocamento até o centro de Florianópolis. Desde sua fundação, a escolha e seleção do corpo docente são criteriosas, nos orgulhamos por termos professores com consolidada experiência pedagógica.

O Colégio da Lagoa marcou sua vocação de escola  contemporânea e pluridimensional, ampliando as possibilidades de desenvolvimento  do aluno para além da rigidez e das limitações do repertório de disciplinas. Procurou  saídas para a homogeneidade didática e para o ensino calcado com exclusividade  nos conteúdos e propôs uma escola de perspectiva cultural, que norteia nosso  trabalho até os dias de hoje.

Professor Jorge Coelho Fundador do Colegio da Lagoa

Professor Jorge Coelho, fundador do Colégio da Lagoa.

Desde o início de 2020 nossa escola tem se preparado e adaptado às novas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, para proporcionar a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, acesso às aulas presenciais e remotas. Nossas salas de aula estão equipadas com computadores, câmeras, microfones, projetores e todo o aparato tecnológico necessário para a realização das aulas presenciais e remotas simultaneamente.

Proposta Pedagógica

A Concepção Epistemológica que sustenta o trabalho pedagógico do Colégio da Lagoa é o Cognitivismo. O Cognitivismo é uma teoria de aprendizagem que surgiu quando psicólogos e educadores começaram a estudar os processos mais complexos do pensamento e centraram-se nos processos cognitivos para a aprendizagem. O cognitivismo inclui todas as teorias que centram seus estudos na mente humana, para compreender como ela interpreta, processa e armazena informações e seu objetivo é descobrir como a mente é capaz de pensar e aprender.

Para o cognitivismo, a aprendizagem consiste na aquisição e categorização da nova informação. Esta informação se adquire ao interagir com a realidade e se dá por meio dos sentidos. Uma vez adquirida pelos sentidos, a informação se organiza, levando à criação de novos conceitos ou modificando os pré-existentes. Por essa razão, considera-se a aprendizagem como um processo ativo de associação e construção. A aprendizagem é vista como um processo de relação, envolvendo o sujeito e o mundo externo, em uma perspectiva de interação. É quando o processo de organização das informações integra-se às estruturas cognitivas do sujeito.

O cognitivismo compartilha vários expoentes do construtivismo, já que a maioria deles desenvolveu conceitos que aportaram ambas as teorias de aprendizagem. Os principais expoentes do construtivismo são Piaget, Wallon e Vygotsky. Vários são os autores com importância para o cognitivismo, entre eles podemos citar: David Paul Ausubel, Jerone Bruner, Albert Bandura e Benjamin Bloom.

David Paul Ausubel, que traz o conceito de Aprendizagem Significativa é considerado o pai do Cognitivismo. Jerone Bruner traz o ensino estruturado em sequências didáticas e o currículo em espiral. Albert Bandura apresenta “Uma Teoria de Aprendizagem Social”, e em sua Teoria Cognitiva Social, ele afirma que os seres humanos aprendem por meio da observação, imitação e exemplo dos demais, tendo sido sua aprendizagem influenciada pela observação do comportamento dos outros e sua consequência. Benjamin Bloom propôs, em 1956, o que chamou de “Taxonomia dos Objetivos Educacionais”, uma classificação de objetivos de processos educacionais, isto é, classificar os objetivos de acordo com o nível requerido para a aprendizagem.

Esses quatro autores enriqueceram as teorias que fazem parte do Interacionismo com contribuições das neurociências, trazendo para o século XXI um Interacionismo renovado. A chegada do Ensino Híbrido, que tem em sua essência o cognitivismo, trouxe consigo as Metodologias Ativas, enriqueceu e vem constituindo a prática pedagógica do Colégio da Lagoa em seu processo de implantação dessas metodologias.

Híbrido significa misturado, mesclado, ou blended. Híbrido é um conceito rico, apropriado e paralelamente complicado. A mistura mais complexa é integrar o que vale a pena aprender, com qual finalidade e como fazê-lo. O ensino é híbrido, também, porque todos somos aprendizes e mestres, consumidores e produtores de informação e de conhecimento.

As Metodologias Ativas que compõem o Ensino Híbrido trazem práticas como a Aula Invertida, na qual o aluno deixa de ser mero espectador para ser protagonista de seu processo de aprendizagem, desenvolvendo a responsabilidade pelo seu aprender. Práticas como Rotação por Estações, Laboratório Rotacional, dentre outras, também fazem parte dessa proposta de trabalho.

O Colégio da Lagoa

Compõem a estrutura física do colégio:

16 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de ciências, auditório, sala multiuso, ginásio de esportes, área de recreio coberta, playground, jardim e pomar.

<>